Dia dos Gatos!

Miaaaaaaauuuu apaixonados por caprinos... Quem diria o senhor bigodes veio nos fazer uma visitinha, Exato! Hoje é dia dos gatos. E temos muito para falar sobre esses exímios caçadores, tem várias espécies do gênero do gato. O mais comum é o Felis catus, o gato doméstico, mas existem também os selvagens, dos alpes, etc. São bichos carnívoros, tem habitos de escalar paredes e  árvores e vivem entre quinze e vinte cinco anos.

Na fazenda
Não são essencias nesses lugares, mas sempre ajudaram os agricultores em suas propriedades pois combatem os roedores e insetos que atacam os estoques de alimento e de outros produtos, além de que não é nescessário grandes despesas para criá-los pois se adaptam bem ao ambiente em que moram.

Em casa
Como já sabemos não é preciso grandes despesas para manter um gato como animal. Se você quer um bicho que interaja de porte médio e que não dê altos custos o gato é seu animal gêmeo. Mas apesar de todas essas qualidades não é muito bom para crianças até 6 anos pois não são tão "caseiros" e algumas vezes se tornam ariscos, mesmo tendo esse temperamento é ideal para quem não quer chamar atenção de uma visita com seu animal, o gato não quer conversa e sabe seu lugar.

Cuidados
Para ter um gato numa fazenda, num sítio, num lugar mais aberto é diferente de criá-lo dentro de casa ou de um prédio, numa cidade, temos que vaciná-los com mais frenquência e correr atras de um veterinário caso algo diferente apareça para que o diagnóstico seja feito antes que ele transmita a doença a algum membro da casa. Também é importante deixá-los distantes de mulheres grávidas para não ter risco de  transmitir a toxoplamose. Quem pretende ter um gato no apartamento é importante procurar uma raça própria para esse tipo de lugar pois alguns gatos precisam de espaço para caçar e brincar. Fora esses cuidados essesnciais os gatos são ótimos!!!

Curiosidades
O primeiro anscestral do gato que apareceu no planeta foi a 40 milhões de anos, que tem uma origem comum a do cachorro!!! Os primeiros gatos a serem dometicados foram resultados de cruzamento entre gatos selvagens e 9.500 anos atras os egípicios foram os primeiros a domesticá-los, para matar os ratos que atacavam seu estoque de alimento, assim os gatos vieram ganhando novos donos e sendo amados por muitos no mundo até hoje.

Fotinha com rato e tudo!






Um comentário: